Pesquisas
O Museu Virtual Professora Noêmia Lourenço da Silva como lugar de Memória e Voz Coletiva
Na comunidade quilombola do Sapé, zona rural de Condeúba-BA (situada à 18km da cidade de Cordeiros-BA), é possível assistir ao trabalho das artesãs locais que com seus dedos habilidosos e agulhas dançantes vão costurando os fuxicos, pequenas flores de pano que carregam em suas dobras, histórias antigas de vozes femininas que tecem o tempo e que guardam memórias coletivas. Seriam elas, as nossas musas contemporâneas?
Entre o olhar e a voz: veredas de memórias nos caminhos da história da cidade de Cordeiros
Na nossa epígrafe D. Zinha Torres, nascida em Cordeiros, hoje com 89 anos, indaga sobre um sentimento de angústia do lembrar e do esquecer da memória. Essa observação é relevante quando pretendemos trabalhar com esses elementos para mostrar a importância de uma cidade que buscar preservar e manter viva sua memória ressignificando o seu lugar de pertencimento, quando o que vem à tona nas lembranças quando perguntadas no presente são recortes de histórias construídas no passado por grupos de pessoas em suas histórias de vida e que compõem suas identidades.
Casarão da Fazenda Alegria: memórias do apagamento do patrimônio cultual e histórico da cidade de Cordeiros
O Casarão da Fazenda Alegria, situado na Fazenda Inhumas, zona rural de Cordeiros-Bahia, é muito mais do que um antigo edifício; representa um valioso patrimônio cultural e histórico. Originalmente residência de José Moreira Cordeiro e, posteriormente, de sua filha Mercedes e seu esposo Joaquim Mutti de Carvalho, um caixeiro-viajante, médico-prático e ex-prefeito de Condeúba, que na época incluía Cordeiros, o casarão testemunhou uma rica trajetória de vida e memória.
Museu Virtual Professora Noêmia Lourenço da Silva: Da proposta à materialização
O Museu Virtual Professora Noêmia Lourenço da Silva se localiza na rota histórica que conecta os municípios de Condeúba, Cordeiros e Vitória da Conquista, entre Alto Sertão e Sertão da Ressaca. Este trajeto do museu é marcado pelas relações de mobilidade dos sujeitos históricos que, ao longo do processo emancipatório até a contemporaneidade, transitaram e ainda percorrem por essas localidades.
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